NISSAN GT-R E ITALDESIGN: CELEBRAM OS 50 ANOS COM NOVO PROTÓTIPO

História. A Nissan que está a celebrar os 50 anos do GT-R e a Italdesign que também está a comemorar os 50 anos de existência juntaram-se e produziram uma edição especial: o GT-R 50, protótipo que debita 720 cv.

Baseado em um modelo NISMO Nissan GT-R 2018, o carro exclusivo comemora o 50.º aniversário do GT-R e da Italdesign e fará sua estreia na Europa no próximo mês.

“Com que frequência se questiona: ‘E se criássemos um GT-R sem limites’ e, em seguida, ‘Conseguiríamos construí-lo?'” disse Alfonso Albaisa , vice-presidente sénior de design da Nissan. “Esta é uma rara janela no tempo em que dois grandes momentos se cruzam: 50 anos da Italdesign moldando o mundo automóvel e 50 anos da Nissan gerando emoção através do icónico GT-R. Então, para celebrar essa convergência, a Nissan e a Italdesign criaram este GT- R para marcar 50 anos de liderança em engenharia”.

A Italdesign desenvolveu, projetou e construiu o carro. Os designs exteriores e interiores distintivos foram criados pelas equipas da Nissan Design Europe, em Londres e da Nissan Design America.

Design no seu melhor. Começando pela frente, o Nissan GT-R50 da Italdesign apresenta um distinto elemento interno dourado que se estende por quase toda a largura do veículo. O capot tem uma protuberância mais pronunciada, e os finos faróis de LED estendem-se do arco da roda até o lábio acima das entradas externas para arrefecimento.

Dominando a vista lateral, a distinta linha do teto foi rebaixada em 54 milímetros e possui uma seção central mais baixa, enquanto as partes externas levemente elevadas conferem ao perfil uma aparência musculosa. A assinatura GT-R ‘samurai blade’ com saída de refrigeração atrás das rodas da frente ganha mais destaque com um inlay de ouro e estende-se da parte inferior das portas para a linha do ombro.

A parte traseira destaca a largura do carro linhas musculosas ao redor das rodas. A linha do ombro estreita-se em torno da base do vidro traseiro e dirige-se para o centro da tampa da bagageira. De uma forma dramática, a linha do vidro traseiro desce mais do que no carro padrão.

As luzes traseiras duplas do GT-R foram reinventadas como uma caraterística “flutuante” separada, por anéis de luz finos e centros ocos, montados de modo a unirem-se ao contraforte externo e à parte central da estrutura da bagageira. Uma asa traseira grande e ajustável, completa a aparência geral. Jantes personalizadas – 21×10 polegadas na frente e 21×10,5 polegadas na traseira – acentuam a postura atrevida deste GT-R. O exterior surge em tinta Cinzento Líquido com toques distintos da cor especial de aniversário Energetic Sigma Gold.

No interior, o Nissan GT-R50 da Italdesign reflete o moderno pedigree de alta performance. Dois acabamentos diferentes de fibra de carbono são utilizados na consola central, painel de instrumentos e revestimentos de portas, juntamente com preto Alcântara® e couro italiano preto nos bancos.

Apontamentos dourados sobressaem em todo o painel de instrumentos, portas e no painel de instrumentos inspirado no carro de corrida. O cubo central do volante e os raios do mesmo são feitos em fibra de carbono, enquanto o aro apresenta um fundo plano e acabamento em Alcântara® a condizer.

 

Desempenho desportivo

O Nissan GT-R50 da Italdesign tem por base a experiência de corrida GT3 da Nissan. A NISMO aprimorou o motor V6 VR38DETT de 3.8 litros montado manualmente para produzir 720 cv e 780 Nm de binário.

As mudanças no motor incluem turbocompressores com especificação de competição GT3 de grande diâmetro, alto fluxo e intercoolers maiores; perfis revistos da árvore de cames; injetores de combustível de maior fluxo e sistemas de ignição, admissão e escape otimizados, entre outros ajustes.

O sistema de suspensão tem assinatura da Bilstein Damp Tronic®, sendo continuamente ajustável e os travões estão a cargo dos potentes Brembo, com seis pistons dianteiros e quatro traseiros, com pinças em vermelho.

Os pneus Michelin Pilot Super Sport, de tamanho 255/35 R21 na frente e 285/30 R21 na traseira, adicionam o nível de aderência necessário para aproveitar a potência do motor.

“Embora não seja a próxima geração do GT-R é uma celebração empolgante de dois aniversários de uma forma provocante e criativa – envolvendo uma das melhores plataformas de engenharia da Nissan e design japonês com a construção italiana de carroçarias”, disse Alfonso Albaisa.

 

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Fonte: Nissan Europe

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